Tenho recebido alguns comentários referentes ao andamento das rotinas de bancos e boletos que estávamos desenvolvendo a algum tempo atrás, então resolvi fazer um post rápido para informar a todos que o projeto está atualmente parado. O cliente com o qual estávamos trabalhando congelou o projeto e ainda não tem previsão de continuar com o desenvolvimento. Sendo assim, todo o código que desenvolvemos para a geração de boletos e guias também está congelado. Como é um código experimental, ou seja, ainda não foi efetivamente testado e homologado diretamente com nenhum banco, decidimos não divulgar nenhum código ainda.

Para quem está precisando gerar boletos em sua aplicação Rails, aconselho muito a utilização do projeto brcobranca, um plugin/gem criado pelo Kivanio Barbosa com a ajuda de alguns colaboradores (Shairon Toledo e Claudio Pozzebon), e que atualmente funciona com vários bancos diferentes (Banco do Brasil, Itaú, HSBC, Banco Real, Bradesco e Unibanco até então), além de geração direta para os formatos png, tif, jpg ou mesmo pdf.

Você pode encontrar mais informações sobre o projeto no github e também na página de exemplo, onde é possível gerar boletos de testes para todos os bancos e formatos disponíveis.