Olá a todos.

Depois de longa data sem escrever no blog (quase me assustei quando verifiquei a data do último post, 21 de abril.. 2 meses praticamente), estou de volta com uma dica muito legal para quem usa Gedit para desenvolver em Rails e, assim como eu, se apaixonou pelo Remarkable.

Adicionei ao projeto Gmate uma coleção de snippets para utilização do Remarkable, tanto para o Active Record, quanto para o Rails. Esses snippets tem me ajudado bastante na criação dos testes e facilitam o trabalho ao tentar lembrar as funcionalidades do Remarkable.

Para conferir os snippets disponíveis para o Remarkable, abra o Gedit, acesse a aba Ferraments > Gerenciar Trechos (se bem me lembro em inglês está Snippets mesmo), e acesse no menu a opção Ruby on Rails. Todos os snippets para o Remarkable começam com o próprio nome dele, por exemplo: remarkable_ar: should_belong_to.

Para utilizar um snippet basta digitar as letras de atalho, no caso do should_belong_to seria sbt (não é propaganda da tv não). Após tecle tab e você terá um resultado como este:

should_belong_to :association

com o texto association selecionado para você apenas digitar o nome da associação.

Quem não conhece o Gmate pode obter mais informações aqui.

Qualquer dúvida quanto ao Gmate ou aos snippets é só comentar. E se por acaso alguém sentir falta de algum snippet, por favor entre em contato que estaremos adicionando ao projeto.

Abraços e até mais.