Estamos trabalhando atualmente em dois projetos onde futuramente (ou logo em breve) teremos a necessidade de desenvolver a geração de boletos bancários para vários bancos diferentes, bem como toda a parte de comunicação com os bancos, ou seja, a geração de arquivos de remessa e importação de retorno bancário para o sistema.

Explicando: adotamos o Ruby on Rails como framework de desenvolvimento bem como a metodologia de desenvolvimento XP, que, além de ser extremamente produtiva, casa perfeitamente com o Rails. Mais informações sobre XP podem ser encontradas aqui e aqui.

Juntamente com o Alexandre decidimos trabalhar neste sistema de comunicação de forma separada e transformá-lo tão logo quanto possível em um plugin para o Rails, assim como o brazilian_rails, e que, além das interfaces de geração de boletos e geração/importação de arquivos para o banco, permitirá a geração/importação de outros formatos de arquivos EDI, como o padrão CSV por exemplo, e também contará com algumas validações e informações adicionais que muitos de nós utilizamos no desenvolvimento de softwares nacionais.

Através de algumas pesquisas chegamos ao conhecimento do sistema de geração de boletos criado pelo Nando Vieira, bastante interessante por sinal e que com certeza será uma grande base de informação para nossas idéias. Também descobrimos um plugin chamado acts_as_boleto, que ainda não tivemos oportunidade para testar, porém estaremos verificando assim que possível.

A intenção inicial é desenvolver rotinas para o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Besc, e a partir daí trabalhar no desenvolvimento e integração com os demais bancos. Como estaremos necessitando inicialmente apenas destes três, assim que os mesmos forem homologados o projeto estará oficialmente disponível.

Logo estarei postando mais informações sobre o projeto, e fico na esperança que ele possa vir a ser de grande usabilidade e valia para todos.

E para quem ficou curioso sobre o Ruby on Rails e/ou sobre o XP, vou trazer mais informações e experiências e ir postando aqui no blog.

Abraços.

Anúncios